top of page

A RÚSSIA DOS CZARES por Emanuel Vladimir Castro (parte I)


A Rússia surgiu no fim da idade média, governada por uma dinastia de guerreiros Vikings. No século IX guerreiros Vikings navegavam pelos grandes rios da eurásia, e os nativos destas regiões, chamavam esses guerreiros de “RUS”, e quando estes chegaram ao poder a fronteira entre a Europa e a Ásia foi conhecida como a terra de RUS, Rússia.

No final do século X o país era um aglomerado de cidades estado em guerra. A maior das cidades antigas era KIEV, e Vladimir, o príncipe de Kiev, era o homem mais poderoso da terra de RUS.


Para Vladimir ser apenas o mais importante governante não era suficiente, ele queria ser um soberano divino; O governante de uma terra tão vasta e diversa, precisa de um foco central de autoridade, que não somente a força militar, um foco de legitimidade. Então Vladimir procurou uma religião que pudesse unir os povos pagãos da região. Em Constantinopla, no centro do mundo ortodoxo cristão, Vladimir encontrou o poder e gloria que procurava. Após a conversão de Vladimir e como representante de Deus na terra, ele ordenou que seus súditos fossem batizados como cristãos ou sofreriam a sua ira. Vladimir uniu sua terra com religião.

Em 1237, após a morte de Vladimir e de sucessivas disputas pelo poder, a Rússia fora invadida pela Horda Mongol mantendo-a sobre seu domínio por dois séculos e meio. Em meio a este período o Kã Tatar iria escolher um príncipe para governar em seu lugar, o doador do maio tributo, receberia o titulo de “Grande Príncipe de Vladimir”, o príncipe dos príncipes.


Durante este período uma cidade aprendeu agradar os mongóis, esta cidade tinha pouco mais de cem anos de existência e se chamava MOSCOU. Em 1325, o príncipe de Moscou Ivan I firmou um acordo com os mongóis, de que coletaria tributos para o Kã não somente de Moscou, mas também de terras próximas, o que fez Moscou prosperar e o desgaste com os mongóis aumentarem culminando com cem anos de luta contra o domínio mongol. Em 1480, Ivan III rompeu com os mongóis. Uniu seu povo sob a bandeira da Moscóvia e pôs fim ao domínio mongol. Logo Ivan reclamaria um novo titulo para si, “CZAR”, governante absoluto de todas as Rússias. Adotou a águia dupla bizantina como símbolo pessoal e criou uma linhagem de sangue imperial, remetendo suas origens a Roma e a os Césares. Assim em 1493, Ivan passou a usar o titulo imperial dos bizantinos Czar, ou César, em russo. Ele transformou Moscou e o Kremlin em uma nova Roma, uma cidade sagrada imperial.

Commentaires


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page